terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Indea encerra habilitação para médicos veterinários na próxima semana

PUBLICIDADE

A partir de 1º de agosto somente os médicos veterinários habilitados junto a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Mato Grosso (SFA/MT), poderão adquirir antígeno e alérgenos para realização de exames de brucelose e tuberculose no Estado. O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), em conjunto com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose

Os profissionais que se encontram em condições de solicitar a habilitação devem apresentar a documentação na unidade do Indea de seu município. Será realizada uma vistoria no local indicado pelo profissional, para conferir a conformidade das instalações e dos equipamentos que serão usados. Somente depois de cumprida esta etapa será expedida ao médico veterinário a portaria de habilitação.

“Os cursos de habilitação para médicos veterinários, estão sendo oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde janeiro de 2004, onde há um número crescente de profissionais se cadastrando para realizarem a vacinação no Estado,cerca de 11 a cada mês,totalizando até o momento 644 veterinários”, informou o médico veterinário do Indea, João Marcelo Brandini.

Desde 2003, uma portaria conjunta do Indea e Secretaria do Desenvolvimento Rural tornou a vacinação contra brucelose obrigatória em todo o Estado, devendo ser realizada em duas etapas, de janeiro a junho – sendo comunicada até 30 do mês – e de julho a dezembro, devendo a comunicação ser feita ao órgão até 31 de dezembro.A vacina é realizada nas fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.

No ano de 2004 foram vacinadas 1.175.428 bezerras o que compreendeu 44% das fêmeas em idade de vacinação no Estado, um índice razoável para uma campanha nova, que tende a melhorar em 2005 com o incremento na divulgação e com as restrições de trânsito.

A vacinação só é reconhecida desde que comprovada em duas vias, e enviadas ao órgão, e atestadas por um médico veterinário cadastrado no instituto ou que pertença ao serviço de defesa oficial.Os estabelecimentos que comercializam a vacina, que hoje abrangem 90% do Estado, também só podem vendê-la com receita emitida pelos veterinários devidamente credenciados.

“Houve um aumento na venda da vacina contra brucelose, no primeiro semestre deste ano. Foram comercializadas até o final do mês de maio, cerca de 1.429.230 doses. A comercialização e conservação da vacina B19 contra brucelose estão sendo fiscalizadas pelo Indea/MT ”,afirma João Marcelo.

A partir de 1º de janeiro de 2006, conforme determina a portaria conjunta 05/2004 do Indea e Seder, o trânsito de bovinos e bubalinos para qualquer finalidade, exceto abate, só será permitido com a vacinação contra brucelose.Já a partir de julho de 2006, o gado só poderá ser transportado, inclusive para abate, com vacinação e, a partir de julho de 2007, o produtor que não comprovar as vacinações será penalizado por lei.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-653015 ou no site do Indea (www.indea.mt.gov.br)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota em rodovia estadual em Sinop

Um Ford Ka vermelho capotou, esta noite, na MT-222,...

Homem, mulher e criança ficam feridos em acidente entre carro e moto em Sinop

Um homem, uma mulher e uma criança ficaram feridos,...
PUBLICIDADE