O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu, neste sábado, o incêndio florestal que atingia o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 522 km de Cuiabá). A força-tarefa durou dez dias e mobilizou um grande esforço conjunto entre forças de segurança, equipes especializadas e fazendeiros da região.
O incêndio teve início no dia 21 de agosto, com a detecção do primeiro foco de calor ativo por meio de imagens de satélite monitoradas pela Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. A partir disso, foi deflagrada uma operação coordenada entre o BEA e o 5º Comando Regional Bombeiro Militar, que atua na região oeste do Estado.
O comandante da operação no local, capitão BM Cristhian Lorhan Ferreira Borges, destacou que, devido à importância ambiental do parque estadual, as ações foram tratadas como prioridade desde o início, o que exigiu respostas rápidas, estratégicas e bem coordenadas para conter o avanço das chamas. O parque é considerado uma das áreas de maior biodiversidade de Mato Grosso.
“As ações de combate priorizaram a preservação da fauna e da flora do parque, buscando minimizar os impactos sobre toda essa região”, explicou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.