Um início de incêndio em um anexo do Almoxarifado Central e Patrimonial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deixou o departamento sem funcionar na tarde de ontem. O fogo atingiu o setor onde ficam armazenados medicamentos com prazo de validade vencido e material gráfico inutilizado. O abastecimento de remédios na cidade não ficará prejudicado e o almoxarifado volta a funcionar normalmente hoje, garante a SMS.
O incêndio começou por volta das 13h e foi percebido por moradores do bairro Dom Aquino, onde fica localizado o almoxarifado. Os vizinhos avisaram a gerência e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Quatro guarnições foram até o local para conter as chamas.
O tenente José Neto da Silva Lima afirma que o fogo não foi intenso e a segurança dos funcionários e moradores da região não foi afetada. Ele explica que houve excesso de fumaça devido a queima dos medicamentos e pelo local ficar na parte inferior do prédio. “Chegamos em 5 minutos e a ação foi rápida. Ninguém ficou ferido”.
O diretor administrativo do Almoxarifado Central, Romulo Guimarães, explica que o incêndio ocorreu em um setor sem comunicação com o restante do local. Os danos ainda não foram calculados, mas Guimarães comenta que o prejuízo poderia ser bem maior. O almoxarifado armazena estoque de medicamento que abastece todas as unidades de saúde de Cuiabá. O valor estimado em materiais é de aproximadamente R$ 3 milhões. “O funcionamento foi suspenso hoje (ontem), mas amanhã (hoje) será normalizado e o abastecimento não será prejudicado”.
A Defesa Civil esteve no local avaliando a segurança da região e orientou sobre o acondicionamento do que restou no depósito. As causas do início do incêndio devem ser analisadas pela perícia, que emitirá um laudo. O Almoxarifado Central abastece 117 unidades de saúde de Cuiabá.