PUBLICIDADE

Incêndio atinge estande de balística da Politec em Cuiabá

PUBLICIDADE

Um incêndio acidental atingiu o estande de tiro da Gerência de Perícias de Balística da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), localizada no Bairro Carumbé, na capital, ontem. O incidente ocorreu após um perito criminal realizar um tiro na caixa de coleta de projéteis, que contém estopa.

O procedimento é feito para a coleta do projétil e posterior comparação microscópica com projeteis coletados em cenas de crimes, com objetivo de se identificar a arma que originou os disparos. Quando o tiro é produzido, o projétil sai do cano em alta velocidade e com elevada rotação. Ao entrar em contato com a estopa, esta rotação proporciona a formação de um novelo que envolve o projétil, protegendo-o de possíveis deformações acidentais, desacelerando-o e conservando as características necessárias aos procedimentos comparativos aplicados.

O material de estopa entrou em combustão rapidamente e se propagou por toda a sala, atingindo o revestimento acústico de espuma que havia no local. Toda a estrutura de isolamento acústico do estande foi consumida pelas chamas e deverá ser reconstruída. Na ocasião, havia dois peritos trabalhando no setor, mas ninguém ficou ferido.

“As paredes vão impregnando com o tempo com pólvora incombusta (que não foi queimada), devido a enorme demanda de produção de tiros no estande. Acredito que isso tenha causado a propagação na espuma", explicou o gerente de perícias de balística, Emivan Batista, por meio da assessoria.

Devido à porta de aço corta-fogo, as chamas do incêndio ficaram concentradas no estande até serem extintas pela equipe do Corpo de Bombeiros. O expediente foi suspenso imediatamente para a segurança dos servidores, porém, foi retomado hoje, exceto nos setores mais atingidos pelas chamas e fumaça.

A espuma utilizada no setor de Balística absorve o ruído interno e controla reverberações e ondulações provocadas pelos tiros. Ainda segundo a Politec, o material acústico possui em sua composição elementos que não propagam chamas, conforme as especificações técnicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sindicância do CRM apura conduta de médico acusado de matar namorada em Guarantã

Foi instaurada, ontem, sindicância investigativa pelo Conselho Regional de...

Sinop: delegado diz que criminosos usavam ‘laranjas’ para lavar dinheiro; policial penal é preso

Delegados de Polícia Civil detalharam, esta manhã, a investigação...

PM prende quadrilha e recupera veículos roubados em Mato Grosso

Policiais militares prenderam dois homens, uma mulher e apreenderam...
PUBLICIDADE