A nova sede administrava da Fundação Livre Para Viver (Funvida) do Centro de Recuperação Ebenézer foi inaugurada, no final da manhã. Construída na avenida Rute de Souza, no bairro Setor Industrial Norte, com doações de empresários, o investimento é de R$ 400 mil. Foram construídas duas salas de atendimentos psicológicos, reuniões, banheiros e uma recepção moderna.
Segundo o presidente da Funvida, Felipe Guerra, a nova unidade facilitará o acesso das famílias e com isso deve aumentar a demanda de atendimentos aos dependentes químicos. “Através deste escritório administrativo estamos demostrando a grandeza que é o projeto de restauração. Além disso, poderemos fazer um trabalho com maior qualidade. A demanda deve crescer significativamente. Nossa meta é atender até 200 pessoas. Porém, ainda não podemos alcançar esse número porque necessitamos de recursos financeiros para manter essas pessoas”.
O fundador do Centro de Recuperação Ebenézer, juiz João Manoel Guerra, disse, ao Só Notícias, que a nova sede representa a continuidade de um sonho. “É um projeto de restauração de vidas. Principalmente aquelas que estão aprofundadas no mundo das drogas. O objetivo do projeto é crescer aos poucos. A cada ano temos buscado melhorar e consolidar este trabalho para sociedade. A sede fornecerá uma estrutura de organização dos arquivos e documentação do centro".
Guerra avaliou que o projeto evoluiu e com isso aumentou as reponsabilidades. “Lembro que nasceu em uma ‘portinha’ e agora temos esse prédio próprio. Agora estará mais visível e as pessoas devem procurar com mais frequência. Com isso, aumentou automaticamente nossa reponsabilidade para ampliar a estrutura e fazer com que o projeto ofereça mais vagas".
Segundo o fundador, o projeto surgiu com objetivo minimizar o sofrimento dos familiares dos dependentes químicos. “Após ingressar na magistratura, comecei analisar que as famílias enxergavam no juiz um equacionador de determinados problemas ou minimizador dos efeitos de uma tragédia que estava acontecendo em decorrência das drogas. Isso começou tocar profundamente no meu coração. Devido a isso, acabei me encorajando, assumi um compromisso e aliança com Deus. Além disso, aproveitei o momento que estava fazendo mudanças na minha vida pessoal para levantar esse projeto”.
O Centro de Recuperação Ebenézer está localizado na MT-220 (rodovia Sinop-Juara) e atende cerca de 26 internos. O objetivo é a recuperação de pessoas que são viciadas em algum tipo de dependência química ou do álcool, além da reestruturação como pessoa e dos vínculos familiares.
A metodologia do tratamento é composta de alimentação balanceada e abundante. Os internos cuidam da horta e da criação de animais. Fazem terapia e tratamento de doenças psicoemocionais e espiritual através da cultura da fé por meio de orações, estudos bíblicos, cultos, orações e meditação. O tempo máximo de internação é de nove meses. O índice de aprovação do tratamento é de 70%.