A juíza Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande, da Comarca de Vera (80 km de Sinop), inaugurou recentemente, a reforma da sala para atendimento a ser feito pela equipe interdisciplinar a crianças em situação de risco. O ambiente foi todo pintado e decorado com molduras, brinquedos, mesinha, cadeirinhas coloridas, livros de histórias infantis, lápis de cor e tapetinho. A ação ocorreu em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, cujo representante, advogado Silvano Francisco de Oliveira buscou doações para conretizar o projeto.
A equipe formada por psicólogos e assistentes sociais atende diariamente crianças e adolescentes que têm a guarda disputada pelos pais em processo de separação, que estão sendo preparadas para a reintegração familiar e para a adoção, vítimas de violência doméstica e abuso sexual e menores infratores.
A gestora do Fórum da Comarca de Vera, Elizandra Galindo, ressaltou que a reforma vai proporcionar melhores condições de trabalho para a equipe interdisciplinar e conforto para os pequenos. "O espaço ficou mais gostoso e mais atrativo para as crianças", salientou.
A psicóloga Deise Mattei observa que logo nos primeiros atendimentos na sala nova as crianças já tiveram outra percepção e ficaram bem mais à vontade. "Na frente do fórum tem um policial e isso já intimidava as crianças. Elas já chegavam na sala com uma certa tensão, agora com o ambiente aconchegante e com caráter lúdico a conversa flui mais naturalmente, facilita o acolhimento e a própria avaliação da criança", afirmou.