PUBLICIDADE

Inaugurada ampliação do Centro Socioeducativo em Sinop com mais 8 vagas para menores infratores

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (fotos: Só Notícias/Guilherme Araújo - atualizada 14:06h)

As obras de ampliação e reestruturação do Centro Socioeducativo, localizado na avenida das Figueiras, foram entregues, há pouco. Participaram da entrega o prefeito Roberto Dorner, juiz Jacob Sauer, promotor de Justiça, Nilton Padovan, presidente da União das Entidades de Sinop, Carlos Henrique Fonseca, além de agentes do setor administrativo da unidade.

Com os trabalhos, que começaram em novembro, o número de vagas passou de 12 para 20. Foram feitos, ainda, ampliação de dois alojamentos para os menores, retirada das tomadas elétricas dos ambientes como quartos, melhoras na ventilação e também no monitoramento de todo espaço.

De acordo com o presidente UNESIN, Carlos Henrique Fonseca, que foi uma das responsáveis pela obra, somente a entidade empregou cerca de R$ 50 mil para as reformas. “Foi uma reforma total, mudaram altura do piso, para o lugar ficar mais arejado, ambiente menos insalubre, melhorou bastante dentro das condições”, explicou.

Ainda segundo Fonseca “ter o socioeducativo aqui é uma maneira da Vara da Infância da Juventude, da promotoria ter condições de manter aqueles menores que cometeram atos infracionais em nossa cidade”. “Temos condições, de quando esses menores cometerem atos infracionais, serem recolhidos aqui mesmo, não precisar procurar vagas. Temos uma capacidade melhor e aumenta nas questões de segurança também”, salientou.

O presidente ainda destacou que o fechamento, como foi cogitado em dezembro de 2019, acarretaria diversas situações adversas. “A opção que teria seria o envio desses menores para Lucas do Rio Verde e isso havendo disponibilidade de vagas. Tendo o centro aqui aberto, é claro que metade das vagas são para o Estado, mas as demais nossas”, destacou.

O juiz Jacob Sauer também lembrou da situação precária que o local estava. “O Case aqui de Sinop em 2019 estava numa situação muito precária, chegou-se inclusive cogitar o fechamento. Então a sociedade se reuniu, juntamente com os poderes executivo, legislativo, judiciário, Ministério Público, defensoria e nós resolvemos viabilizar essa reforma, essa melhoria das condições aqui e hoje esse projeto é um sucesso, vamos passar de 12 para 20 vagas e muito mais que isso, as condições são muito mais salubres”, salientou.

Ainda de acordo com o juiz, agora os menores também terão mais espaços disponíveis. “Nós temos novas salas de aula, melhoria da pratica de esportes, nós temos um refeitório, então muito se conseguiu fazer, e hoje Sinop na condição de cidade polo vai conseguir manter a unidade aqui. Com certeza ajuda na situação de ressocialização”, destacou.

Já o prefeito, Roberto Dorner pontuou a importância da união entre poderes e sociedade. “Estava precário mesmo, se não fosse sociedade, todos colocarem dinheiro aqui e fazer o que foi feito, não estaria bonito como está. Fizeram um trabalho que valeu a pena. Esse local estava feio, estive aqui há dias atrás e dava medo de ver isso aqui. Agora ficou muito bonito, acho que a sociedade quando quer, ela faz a diferença

“A Unesin, as entidades, junto com as autoridades, fizeram a diferença. Parabéns a todos e agora é só fazer os trabalhos que tem precisam ser feitos. Como o doutor Jacob falou, com pouco dinheiro, uma boa administração se faz muito, porque com esse dinheiro que gastaram aqui, fizeram tudo isso”, completou o chefe do executivo.

Atualmente, trabalham cerca de 30 profissionais na unidade. A reforma ainda contou com auxílio da Vara da Infância e Juventude, Conselho da Comunidade, investimento de aproximadamente R$ 30 mil por parte da prefeitura, e a mão de obra foi realizada por reeducandos da penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o “Ferrugem”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE