quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Implantado em Mato Grosso sistema de desmatamento em tempo real

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) implantou, há poucos dias, o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Fornecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o sistema servirá como um importante instrumento de controle da expansão do desmatamento em Mato Grosso.

Através das imagens precisas captadas pelos satélites do Inpe, equipes de fiscalização serão destacadas para o local do desmatamento com rapidez, permitindo a chegada de fiscais no exato momento da prática do crime ambiental, contribuindo para a redução das taxas de desmate em Mato Grosso.

Também serão utilizadas aeronaves do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), equipadas com sensores tipo “radar”, com objetivo de mapear ilícitos ambientais.

As informações do sistema serão compartilhadas com o Ibama para uma atuação conjunta em todo o Estado. Além do acompanhamento de todas as etapas do licenciamento ambiental, o sistema possibilitará o controle e a responsabilização dos infratores pelos crimes cometidos contra o meio ambiente em Mato Grosso.

Ao detectar qualquer sinal de desmatamento, é possível verificar, no sistema de informação, se o desmate foi autorizado pela Sema ou pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Se estiver em situação irregular, a notificação ao proprietário é emitida automaticamente pelo Deter.

O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Marcos Machado, avisa que as informações do Deter serão disponibilizadas na rede mundial de computadores e estarão à disposição do público em geral na Internet. Ele ressalta a importância da transparência das ações na S
ema: “Trabalhamos com transparência e de acordo com a lei. Não abro mão da questão legal”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE