Com a missão de fortalecer o setor de hortifrutigranjeiros a Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop) quer colocar em prática, no ano que vem, uma etapa do planejamento de 2007, quando a diretoria foi empossada: a implantação de uma central de abastecimento para a seleção e distribuição de frutas, verduras e legumes, atendendo, inicialmente, o mercado local e, futuramente, o regional.
De acordo com o presidente Mauro Dall’Agnol a operação não pode ocorrer de um dia para outro, levando-se em conta a necessidade de viabilizar o projeto e os recursos necessários para viabilizá-la. Não há valores estimados que possam ser utilizados na obra.
O dirigente ressaltou, ao Só Notícias, que desejo é começar os trabalhos na central ainda em 2009. “Sonhamos com isto, mas é preciso de estudos”, delcarou. A cooperativa conta com 30 associados, cuja atuação ocorre em diferentes atividades, como produção de frutas, verduras, legumes, leite, galinha caipira e outros.
Para o presidente, não basta somente criar uma central de abastecimento nos mesmos moldes daquelas já existentes noutras cidades do Brasil, mas criar mecanismos para que trabalhe de forma organizada. Evitar o desperdício de mercadoria será um dos desafios a ser superado.
O objetivo é evitar a realidade de algumas centrais do país, onde produtos acabam indo para o lixo, mesmo em condições de ser utilizado na alimentação. “Aquilo que não puder ser levado para a prateleira, pode ser consumido nas escolas e creche. É alimento”, falou.