PUBLICIDADE

IFMT implantará laboratório para teste da Covid-19 em Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Infraestrutura, Ariosto Antunes, anunciou, nesta quinta-feira, durante audiência com o senador Wellington Fagundes (PL), a liberação dos recursos para o Instituto Federal de Mato Grosso fazer a implantação de Laboratório Modular no campus de Lucas do Rio Verde. A unidade vai permitir, no primeiro momento, a realização de testes analíticos da Covid-19 por biologia molecular RT-PCR.

A unidade atenderá uma população estimada de 200 mil habitantes dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nobres, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Sorriso e Tapurah. O município de Lucas conta com uma grande indústria de suínos e aves que emprega mais de seis mil trabalhadores e necessitam de testagem rápida e eficiente.

“Esta é uma importante conquista. Neste momento de tantas angústias, é fundamental a testagem da população e nessa região não existe laboratório capacitado e credenciado pelo Ministério da Saúde para realização dessa análise”, ressaltou o senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Na semana passada, Wellington Fagundes apresentou proposta ao projeto de lei 1545/2020, do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), aprovado pelo Senado, para que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) fossem incluídos na autorização para que as instituições de ensino mantidas pela União possam produzir equipamentos e materiais para o combate à pandemia. Inicialmente, a proposta abrangia apenas as universidades federais.

O Laboratório Modular de Lucas do Rio Verde está orçado em R$ 1,1 milhão.  Ele será composto por quatro módulos habitacionais. Os equipamentos para o funcionamento já foram adquiridos pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso. Participam da parceria também empresas privadas locais e prefeitura.

Além de testar a população do Norte do Estado para a Covid-19, Wellington ressaltou que o laboratório será útil a outras atividades de pesquisa, permitindo um salto de qualidade para os alunos do IFMT. “Temos bons exemplos do trabalho que o instituto está realizando neste momento de combate ao Coronavírus, em auxílio ao Ministério da Saúde” – destacou.

Na audiência, o senador enfatizou o trabalho do reitor Willian Silva de Paula, nesse momento de enfrentamento da pandemia. Ao todo, o instituto alcançou o total de 43 projetos para atender a sociedade mato-grossense na luta contra o Coronavírus. Entre eles, a produção de dispenser sem contato para álcool em gel, produto de grande importância para o combate à Covid-19, pelo campus Barra do Garças. Os novos projetos contemplados estão sendo desenvolvidos por servidores dos campi: Campo Novo do Parecis, Sorriso, Diamantino, Tangará da Serra, Juína, Primavera Do Leste, Sinop, Barra do Garças e Sorriso.

As informações são da assessoria do IFMT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atendentes do CIOSP em MT entram em greve e terá efetivo reduzido; secretaria se manifesta

Trabalhadores da empresa responsável pelos atendimentos telefônicos emergenciais da...

Incêndio atinge barracão no Nortão, destrói caminhão e danifica equipamentos

As chamas alastraram-se pelo barracão de uma marcenaria, ontem...

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...
PUBLICIDADE