O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não irá rever a decisão que cancelou a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus de Rondonópolis. Desta forma, a prova do Enem nesta unidade continuará agendada para os dias 3 e 4 de dezembro. Esta é a única unidade do Estado a ter as provas adiadas. Nas demais, as provas estão marcadas para serem realizadas neste final de semana (5 e 6).
O pedido foi solicitado pela direção do IFMT por conta da desocupação do prédio da unidade por parte dos alunos. A sede estava ocupada em protesto dos estudantes por conta das mudanças anunciadas pelo governo federal como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o “congelamento” de gastos na administração pública. No entanto, ontem, os alunos decidiram desocupar a unidade.
“Infelizmente não é possível rever o cancelamento da aplicação no referido colégio. O adiamento das provas foi necessário para garantir a segurança do Exame, que exige um plano logístico complexo de distribuição do material de aplicação, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. O local de prova requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco. Todas as providências para o efetivo cancelamento da prova nos locais ocupados já foram adotadas, inclusive com envio de mensagens (e-mail e sms) aos alunos atingidos, bem como as providências de impressão de novas provas e o planejamento logístico para a nova prova já está em curso”, informou o Inep ao IFMT.