PUBLICIDADE

Identidade digital que está sendo testada será igual cartão de crédito

PUBLICIDADE

O projeto piloto da identidade digital deve emitir 100 mil documentos até o final do ano, segundo o diretor do INI (Instituto Nacional de Identificação), da Polícia Federal, Marcos Elias Cláudio de Araújo. Contudo, a nova identificação digital deve levar nove anos para atingir os mais de 190 milhões de brasileiros, de acordo com a Agência Brasil.

A identidade não substituirá o documento atual, por enquanto. O novo documento terá uma numeração diferenciada que, com o tempo, substituirá a antiga. Com o novo documento, os estados e o Distrito Federal passarão a acessar um banco de dados nacional, no qual serão incluídas as informações essenciais e as impressões digitais de cada pessoa.

Ele funcionará como um cartão de crédito. O cartão será inserido dentro de uma máquina e a pessoa colocará a impressão digital. Dessa forma, caso o cartão seja perdido ou furtado, não poderá ser utilizado por outra pessoa.

"Cada um de nós portamos cédulas de identidade iguais às feitas no início do século passado. Esse é um documento mais moderno e mais seguro. O documento de identidade brasileiro é um dos mais atrasados dentre os países da América do Sul", afirmou o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Eleições
Segundo o diretor do INI, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quer que o cartão seja utilizado nas próximas eleições.

"Isso possibilitará fazer uma eleição desvinculada da urna, ou seja, o eleitor poderá votar em qualquer parte do País", afirmou Araújo.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE