O mais recente levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência sobre a percepção da população em relação à honestidade do povo brasileiro e de seus políticos, em comparação com outros países, mostra um aumento na percepção de que ambos são mais desonestos se comparados a outras nações.
Quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, em janeiro de 2006, a situação era um tanto diferente, especialmente em relação ao povo brasileiro, visto pela maioria relativa como mais honesto que os demais povos (45% ante 21% no levantamento atual).
A situação dos políticos brasileiros já não era das melhore em 2006, 45% dos respondentes viam nossos políticos como menos honestos que os dos demais países, porém hoje essa é a visão predominante de 3 em cada 4 entrevistados (76% afirmam que nossos políticos são mais desonestos que os demais).
Pouco mais de 1/3 (37%) diz, simultaneamente, que tanto o povo, como os políticos brasileiros são mais desonestos quando comparados com outros países. Em 2006, esse índice era de 11%, ou seja, mais do que triplicou a percepção de desonestidade geral no país.
A informação é da assessoria do Ibope.