A pesquisa Ibope para a disputa presidencial, divulgada no jornal de domingo do Estado de S.Paulo, mostra que diminuiu a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, em relação aos seus adversários. Ele seria reeleito ainda no primeiro turno com 47%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo lugar, em ascendência, com 33%. Heloísa Helena (Psol) caiu para 8%. Cristovam Buarque (PDT) manteve 2%. Ana Maria Rangel (PRP), 1%. Os demais candidatos não alcançaram 1%. Votos brancos e nulos somam 4%; indecisos, 5%. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 141 municípios brasileiros entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 18767/06.
Na contagem dos votos válidos, Lula tem queda e apresenta 52%, correndo o risco de perder a vantagem de vencer no primeiro turno. Os demais candidatos, juntos, têm 48%. Alckmin alcança 36%.
Segundo turno
Na simulação de um segundo turno, Lula venceria com 50% dos votos, contra 41% do candidato tucano.
O resultado mostra que o petista só consegue agregar 3 pontos percentuais além de sua votação no primeiro turno, enquanto que Alckmin recebe 8 pontos.
A rejeição a Lula também cresceu. Agora, 30% dos eleitores afirmam que não votariam no atual presidente. Enquanto que o candidato do PSDB teve a rejeição reduzida, para 19%.