A pesquisa Juventude Conectada, idealizada e coordenada pela Fundação Telefônica Vivo e realizada em parceria com o IBOPE Inteligência, Instituto Paulo Montenegro e Escola do Futuro – USP, aponta que 71% dos jovens utilizam o celular para acessar a internet, sendo que esse acesso ocorre continuamente, várias vezes ao dia. Entre as principais atividades realizadas online, a campeã é o acesso às redes sociais (58%). De acordo com a pesquisa, é mais fácil comunicar-se com a geração Y pelas redes ou por mensagens instantâneas (45%) do que por email, já que apenas 35% ainda fazem uso deste meio de comunicação.
Outro dado da pesquisa mostra que para 49% a internet mudou o hábito de buscar informações. Os assuntos mais procurados online são cultura e esporte.
Em relação à educação, os jovens conectados apresentam um novo padrão de estudo, pois a busca na internet tornou-se mais relevante do que em outras fontes como livros, jornais, revistas e as próprias instituições de ensino. Embora o uso de smartphones seja o terror de alguns professores em sala de aula, 53% dos entrevistados afirmam que a internet melhora o relacionamento entre alunos e professores. Apesar de familiarizados com a tecnologia, a maioria dos jovens declarou aprender mais em aulas presenciais do que à distancia.
A pesquisa aconteceu durante as manifestações que ocorreram em todo o Brasil em 2013. Os números mostram um jovem engajado virtualmente e mobilizado para ir às ruas por meio das redes sociais. Para 44%, a internet contribui com o aumento da visão crítica dos jovens e 41% somente participaram de mobilizações sociais por causa de amigos (convites via redes sociais).
Segundo a pesquisa, o jovem brasileiro conectado acredita no potencial da internet para estimular a inovação, desenvolver projetos e a carreira profissional. Dos jovens pesquisados, 51% entendem que é possível ganhar dinheiro trabalhando ferramentas da internet, entretanto, apenas, 34% pensam em usar a internet para desenvolver um negócio próprio.