O coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis, se reuniu, esta manhã, com o prefeito Ari Lafin, e manifestou dificuldades que recenseadores enfrentam para coletar dados da quantidade de moradores. Ele expôs que muitas pessoas não estão respondendo os questionários e que o IBGE local trabalha com equipe reduzida, com apenas 22 pessoas. “Ao não encontrar ninguém em casa, nossos colaboradores retornam, se adequam ao horário de trabalho da população, mas ainda assim estamos enfrentando dificuldades”, manifestou.
“Muitas pessoas tem medo de responder ao censo. E como o próprio Instituto ressalta, o nosso trabalho tem a missão de entender como vivem os brasileiros. Para isso, o IBGE faz perguntas sobre a vida, a moradia, a renda, o trabalho e a educação dos brasileiros”, explica. Sorriso “tem cerca de 35 mil domicílios que devem ser visitados, visitamos apenas 5 mil. Precisamos que a população nos receba”, explicou. A data final para o relatório do censo é 22 de dezembro. O último censo apontou que Sorriso tem 94.941 moradores.
O prefeito pediu apoio dos moradores para atender os recenseadores. “Com essa contagem teremos números que retratam a atual realidade de Sorriso o que é fundamental para buscarmos investimentos na área de políticas públicas. O novo censo também nos trará uma proporção mais aproximada do real crescimento do Município; por isso reforçamos a importância de a população receber a equipe e responder aos questionários”, apontou.
A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, acrescentou que a nova contagem é fundamental. “Dependemos disso para a atualização de valores para as políticas públicas (que inclui aumento nos repasses de verbas federais), temos vários programas em andamento e poderemos ampliar para muitas outras áreas”.
Também participaram da reunião os secretários Hilton Polesello (Governo) e Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente), informa a assessoria.