PUBLICIDADE

Ibama Sinop embarga 300 hectares e aplica multa de R$ 99 mil

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop embargou 331,3 hectares de uma área particular e multou o proprietário em mais de R$ 99,4 mil por desmatamento ilegal, em Nova Ubiratã (160 km de Sinop). O balanço da operação feita na propriedade, no dia 9, foi divulgado hoje. Foram apreendidos 127,9 metros cúbicos de madeiras em toras, 57 dúzias de lascas e 45 palanques de Itaúba, três tratores, uma pá-carregadeira, um caminhão e quatro motosserras.

O agentes também apuravam se o desmate na propriedade, que faz limite com o Parque Nacional do Xingu, também teria avançado para dentro de terra indígena. Apesar da suspeita, o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização, Werikson Trigueiro, afirmou, ao Só Notícias, que a “invasão” não foi constatada. À época da ação, nove pessoas foram flagradas na área. Elas devem responder processos administrativos do Ibama, como também processos criminais.

Duas semanas depois do descobrimento do desmatamento ilegal em Nova Ubiratã, na quinta-feira (23), os agentes do Ibama flagraram outro em uma propriedade no extremo Noroeste de Paranatinga. A área também faz divisa com o parque nacional e, por isso, ainda é apurado se houve desmatamento dentro dele. Três maquinários e aproximadamente 800 metros cúbicos de madeira foram apreendidos. A dimensão da área devastada é levantada. Nesta ação, 11 pessoas foram flagradas no local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE