PUBLICIDADE

Ibama Sinop apreende gado criado em reserva indígena

PUBLICIDADE

Agentes da gerência Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sinop apreenderam gado, criado ilegalmente, em uma área embargada e na reserva indígena Kayabi, em Jacareacanga (PA). O município fica próximo a cidade mato-grossense de Paranaíta (aproximadamente 54 quilômetros de Alta Floresta) na divisa com o Pará. O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização, Werikson Trigueiro, afirmou, ao Só Notícias, que a quantidade de cabeças ainda não foi confirmada, já que a equipe, com 10 agentes, ainda não retornou. A operação foi na quarta-feira (27).

Werikson afirmou que a fiscalização na área teve início há cerca de 10 dias, quando foram detectados indicativos de desmatamentos. “Lá é uma região em que há áreas embargadas e a fiscalização até aconteceu para verificar o cumprimento[dos embargos], no entanto, os agentes se depararam com o gado na reserva. Ele era tirado de uma área legal e passado para ela. O fazendeiro dono [do gado] reside em Paranaíta e tenta incluir a área nas terras dele, desmembrar [na justiça]”, explicou Trigueiro. Não houve prisões.

O chefe da divisão afirmou que, devido a logística, o gado ficou tendo o proprietário como fiel deposiário. Pelo descumprimento do embargo a “invasão” da reserva indígena ele deve responder autos de infração. O processo segue em andamento da gerência executiva do instituto brasileiro em Sinop. Na ação, agentes de outras unidades também participaram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE