PUBLICIDADE

Ibama Sinop aplica R$ 8 milhões em multas em operação

PUBLICIDADE

A gerência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop confirmou, hoje, terem sido aplicados, até o momento, R$ 8,5 milhões em autos de infração na Operação Verdes Veredas. Realizada de 14 a 30 de junho, o foco, inicialmente, foi o desmatamento a corte raso na terra indígena Kayabi, tradicionalmente ocupada por índios das etnias Kayabi, Muduruku e Apiaká, na divisa de Apiacás com Jacareacanga (PA). O valor é referente a desrespeitos de embargos, criação ilegal de gado, disseminação de espécies exóticas de animais, desmatamento e entre outras irregularidades.

O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização, Werikson Trigueiro, afirmou, ao Só Notícias, que acabaram sendo encontradas 1646 cabeças de gado criadas ilegalmente. Elas foram apreendidas, retiradas do local, e tem como fiéis depositários os próprios proprietários, até o fim dos processos. “A área indígena onde eram criadas já havia sido embargada em 2010, na operação Durans Rocha, no entanto, foram novamente coladas lá”, disse, ao acrescentar que a retirada de outras 225 cabeças foi notificada, já que estavam em uma nova área desmatada.

Werikson explicou que foram constatadas guias fraudulentas para o transporte dos animais criados nas terras indígenas. “Pegavam uma propriedade de Paranaíta, como se o gado fosse criado lá. No entanto, isso acontecia da terra indígena. Era uma espécie de ‘esquentamento” das guias”, explicou, ao ressaltar que inclusive, com a abertura ilegal de área na terra indígena, pessoas arrendavam as áreas dos municípios vizinhos.

O chefe da Divisão explicou que “organizações” começaram a fazer grilagem na área indígena e explorar os recursos ambientais, logo que foi reconhecida em 2002. Em 2003, houve uma primeira operação, na qual os crimes foram constatados. No entanto, em outra, há dois anos, foram confirmados os desrespeitos dos embargos. “E agora, em 2012, constatamos que a área desmatada aumentou e os embargos também foram desrespeitados, inclusive, com mais gado”.

Ele afirmou que ainda não é possível dimensionar a área devastada, já que isto está sendo levantado. Devido a este fato, o valor das multas aplicadas ainda pode aumentar. O caso será enviado para apuração no Ministério Público Federal. Também foram apreendidos um trator, quatro caminhões boiadeiros, três motos, uma motosserra e duas armas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE