O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) recebeu a visita do presidente nacional do Ibama, Volney Zanardi Júnior. O presidente veio pedir apoio do setor de base florestal para mobilizar os municípios que compõem o segmento contra o desmatamento. O encontro ocorreu, na sexta-feira, na sede da Fiemt, em Cuiabá.
O presidente do Cipem, João Carlos Baldasso, falou da importância do trabalho em conjunto com o Ibama e argumentou sobre o excesso de burocracia que muitas vezes dificulta a busca pela legalidade. “Não somos contra o controle realizado pelo órgão, mas precisamos de um sistema que atenda o segmento madeireiro de forma eficiente”.
O presidente do Ibama explicou que o órgão trabalha de forma coordenada, com ações de governabilidade, implementando práticas contra o desmatamento. A proposta é dar segurança e continuar progredindo na política de fiscalização nacional. “Queremos separar os bons empresários que trabalham dentro da legalidade dos maus, por isso pedimos o apoio do Cipem nessa luta para que com isso possamos evoluir na fiscalização e na prestação de serviços”.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão falou da importância da integração dos sistemas de controle de fiscalização Sisflora e DOF. “A unificação dos sistemas seria um grande passo no processo de fiscalização dando flexibilidade nas liberações de manejo”.
Participaram da reunião o diretor de proteção ambiental do Ibama Ramiro Hofmeister de Almeida Martins Costa, superintendente do Ibama em Mato Grosso Cibele Madalena Xavier Ribeiro, o diretor financeiro do Cipem, César Mason, diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, presidente do FAMAD Jaldes Langer, presidente do Sindusmad, Jose Eduardo Pinto, presidente do Simenorte Eleandro Josemar Kremer, presidente do Simno, Roberto Rios.