Geral

Ibama fecha hoje em Sinop e outras cidades do Nortão

A regional do Ibama de Sinop, a qual pertencem os municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Guarantã do Norte e outros 26 municípios estará fechada hoje. Os funcionários decidiram aderir à paralisação do Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais e paralisaram as atividades por 24 horas. A categoria decidiu apoiar a decisão dos servidores do Ibama em Brasília.

“O contexto exige ação enérgica por parte da categoria para garantir os direitos e melhorar a qualidade dos serviços públicos, bem como buscar o fortalecimento do órgão dentro das expectativas da sociedade brasileira”, disse a direção do Sintfama (Sindicato dos Funcionários do Ibama).

A categoria citou, entre as razões para a paralisação:
O sucateamento pelo qual passa o Ibama; atraso no encaminhamento do edital para o concurso, que deveria ter ocorrido no ano passado; trâmite acelerado do projeto de lei que abre concessões para a exploração das florestas públicas (com apoio explícito do presidente do Ibama); a morosidade na tramitação do projeto de lei que trata da gratificação de desempenho aos funcionários do órgão.

Em Cuiabá, servidores de outros órgãos federais como DNIT, Funasa, por exemplo, também devem aderir ao movimento.