PUBLICIDADE

Ibama expede licença e terminal ferroviário em MT pode ser inaugurado

PUBLICIDADE

A América Latina Logística (ALL) recebeu a confirmação de publicação da Licença de Operação (LO), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento é a parte final para entrada em operação do Terminal de Rondonópolis. O maior Terminal Intermodal da América do Sul deve iniciar a operar em caráter experimental até o final de agosto ou início de setembro, com 70% de sua capacidade máxima.

A liberação da LO, segundo o secretário extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, é resultado do trabalho do governo junto ao governo federal, em especial junto ao Ibama, para o cumprimento da última etapa e encerrar todos os processos de interesses ambientais.

Com a licença do Ibama, a ALL vai poder começar operar, em um primeiro momento, em caráter experimental e a expectativa é que entre agosto e setembro já esteja atendendo ao menos com 70% de seu potencial", disse Vuolo. Segundo ele, a parte da ferrovia, entre Itiquira e Rondonópolis, já tinha recebido a licença do Ibama e autorização de operação da ANTT. "A entrada em operação vai representar um salto de desenvolvimento para toda a região e em especial para sul de Mato Grosso", declara.

A capacidade dos terminais de Itiquira, Alto Araguaia e Alto Taquari, somam 12 milhões de toneladas/ano e essa capacidade vai agregar mais 5 milhões, chegando aos 17 milhões. "A entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis vai reduzir e muito o engarrafamento durante o escoamento da produção, minimizando os problemas durante a safra", avalia.

O secretário destaca ainda que o complexo em torno do Terminal de Rondonópolis recebe investimentos R$ 600 milhões da iniciativa privada que estão se instalando no município. A data de inauguração vai depender da agenda do Ministro dos Transportes, César Borges, e da confirmação da presença da presidenta Dilma Rousseff, cujo convite será levado pessoalmente pelo governador Silval Barbosa.

Com a entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis, o foco volta-se agora para complementação da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. "Nossa próxima etapa é avançar até a capital". Segundo Vuolo, agora serão 200 quilômetros de trilhos para concretização da ferrovia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE