PUBLICIDADE

Ibama, Exército e Funai desativam garimpos e aplicam R$ 800 mil em multa em MT

PUBLICIDADE
fonte: Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Agentes do Ibama, Exército e da Fundação Nacional do Índio (Funai) desativaram dois garimpos ilegais que operavam na terra indígena Sararé, no município de Nova Lacerda (570 km de Cuiabá). Oito pessoas foram detidas e aplicadas multas que totalizam R$ 880 mil. A operação ocorreu na semana passada, mas as informações foram divulgada pela assessoria, esta tarde.

Além disso, cinco motores e uma retroescavadeira usados para a extração ilegal de ouro foram inutilizados durante a ação. Com 8,4 mil hectares, a Sararé é povoada pela etnia Nambikwára. A terra teve sua degradação ampliada com a chegada de garimpeiros a partir de 2015, após a divulgação da descoberta de ouro em área privada na região de Pontes e Lacerda.

O fluxo migratório teve como consequência o aumento da pressão em áreas protegidas próximas, principalmente na Sararé. Durante a operação Ágata também foram identificados desmatamentos ilegais em áreas privadas, que totalizam cerca de mil hectares. Os responsáveis serão autuados e as áreas, embargadas.

Os relatórios de fiscalização serão encaminhados ao Ministério Público Federal (MPF) para responsabilização dos infratores no âmbito criminal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Restaurante popular de Sinop serviu mais de 170 mil refeições; aumento de 13%

Foram servidas mais de 170,7 mil refeições pelo restaurante...

Corpo de operadora de caixa assassinada em Sorriso será transladado para Belém

Foi velada na capela mortuária Lourdes Vozniak, em Sorriso,...
PUBLICIDADE