segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama embarga oito mil hectares em Mato Grosso e aplica multa de R$ 37 milhões

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis com apoio da Polícia Militar, embargou uma área de 8 mil hectares e impediu a destruição de outros 1.120 hectares na região de Santa Teresinha e em Santa Cruz do Xingu (1.328 e 1.238 quilômetros de Cuiabá, respectivamente), na operação Siriema III, que iniciou na última terça-feira. Até o momento, foram aplicados R$ 37,4 milhões em multas.

De acordo com informações da assessoria, maior parte da área desmatada está localizada em uma propriedade rural parcialmente invadida por grileiros, que tinham a intenção de lotear o terreno. Os agentes ambientais também identificaram propriedades em que os responsáveis legais omitiram a existência de vegetação nativa em áreas de varjão com o propósito de obter de forma simplificada a autorização para limpeza de pasto.

A ação também impediu a destruição de espécies nativas do cerrado brasileiro, como pequizeiros, em áreas de varjão que seriam convertidas em pastagens. Pelo menos 500 hectares de vegetação foram destruídos com uso de correntão.

Somente em Santa Cruz do Xingu, a equipe de fiscalização apreendeu uma retroescavadeira, 4 motosserras e 4 armas de fogo que pertenciam aos grileiros. Cerca de mil hectares desmatados ilegalmente foram embargados. Três infratores foram detidos.

As informações obtidas durante a investigação serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE) para apuração no âmbito criminal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE