O Escritório Regional do Ibama (Instituto Brasileiros do Meio Ambiente) em Alta Floresta, em parceria com a coordenação Municipal de Meio Ambiente deflagrou uma operação de fiscalização de pesca, no final de semana, com intuito de combater abusos ambientais, comuns nesta época nos rios da região, em especial o Teles Pires.
O chefe do Ibama, Rodrigo Dutra da Silva, informou ao Só Notícias que trabalharam na operação cerca de 10 servidores, com duas embarcações e duas viaturas dando apoio terrestre. “A atividade teve início na divisa dos municípios de Carlinda e Alta Floresta, percorrendo o rio até o porto de areia, sendo que diversos pescadores e pesqueiros foram fiscalizados, gerando uma grande apreensão de apetrechos proibidos e pescado ilegal”, explicou.
Todo o pescado ilegal apreendido foi doado ao Lar Santa Izabel. Foram aplicados R$6.6 mil em multas, além de várias notificações, uma vez que os pescadores estavam usando material de pesca proibidos e os peixes estavam fora da medida ideal. Foram apreendidos 12 redes de malha fina, 18 espinhéis, 03 tarrafas, 21 molinetes com varas e 04 armas de fogo. Muitos pescadores se evadiram das áreas fiscalizadas devido a chegada da fiscalização.