Depois de postos de combustíveis e revendedoras de gás, hotéis e restaurantes devem ser vistoriados pelo Corpo de Bombeiros de Sorriso. De acordo com o comandante da companhia, major Dércio Santos da Silva, a previsão é que os trabalhos iniciem ainda este mês e visam garantir a segurança aos clientes.
Será cobrado do estabelecimento o cumprimento da lei 8.399, que trata sobre o projeto de prevenção contra incêndio. Entre as exigências estão a sinalização, iluminação de emergência, extintores contra incêndio, corredor de inspeção, equipamentos de detectação de vazamento de gás, demarcação do piso, entre outros.
No ano passado, a corporação vistoriou 30 revendedoras de gás, seis postos de combustíveis e três distribuidoras de gás em Lucas do Rio Verde. Todos foram notificados para apresentar os projetos. Apenas dois estabelecimentos não se regularizaram.
Outros 64, entre lanchonetes, mercearias, mercados, bares, supermercados e frutarias, foram vistoriados em Sorriso. Destes, cerca de 20% estavam atuando irregularmente, sem atender as normas de segurança exigidas. “As denúncias do não cumprimento das normas foram feitas ao Ministério Público”, alertou o major.
Além destas operações, os bombeiros fazem, diariamente, análise de projetos e vistorias em empresas. O certificado é exigido de todos os estabelecimentos.