PUBLICIDADE

Hospital Geral de Cuiabá faz segunda captação múltipla de órgãos; 3 que aguardam transplante serão beneficiados

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá fez, hoje, a segunda captação de órgãos múltiplos. Pelo menos três vidas serão salvas graças a decisão de uma família que, mesmo diante da dor do luto, ainda sim foi forte e teve a compaixão para dizer sim para doação de órgãos.  A equipe médica do hospital prestou toda assistência, realizando exames clínicos e de imagem, chegando à conclusão da morte encefálica do paciente, explicou a coordenadora de enfermagem do hospital, Naila de Camargo Dalmaz. O paciente, de 39 anos, foi internado dia 19 passado com complicações de abscesso cerebral, e teve a morte encefálica constatada e confirmada no último dia 30. Foram captados fígado, rins e córneas que vão para os Estados do Paraná, São Paulo e Pernambuco.

Naila destaca que o hospital conta com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante que junto com a CET (Central Estadual de Transplantes) envolvida e preparada para esse processo. “Essas doações são extremamente importantes, porque garante que as pessoas na fila de espera possam ser atendidas com a realização do transplante. Ao aumentar o número de captações, mais pacientes terão a chance de receber um órgão vital e retomar uma vida saudável”, destaca Naila.

Odemiciano Leite da Silva é irmão do doador e conta que a família decidiu fazer a doação dos órgãos para salvar outras vidas, já que não conseguiram salvar a do irmão. “É um ato de amor muito grande. Então essa possibilidade da doação foi para nós um presente, de deixar continuar em outras vidas, que os órgãos dele fossem entregues”, disse, através da assessoria do hospital.

O processo de captação de órgãos foi autorizado e viabilizado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), com a equipe médica do Hospital Geral e pelo cirurgião do aparelho digestivo e transplantes, Guilherme Ferrarini Furlan e a enfermeira de transplante Letícia Parreira Barbosa, ambos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba. Houve apoio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Grupo de Motociclistas em Atendimento a Urgências para o transporte dos órgãos até o aeroporto. 

“A conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos é fundamental. Em um momento de dor e sofrimento a possibilidade de transformar novas vidas com um gesto como esse, faz dos familiares verdadeiros heróis. Nosso eterno respeito”, disse Guilherme Ferrarini.

O hospital acrescenta que é importante ressaltar que a doação de órgãos é um ato voluntário e que as pessoas têm o direito de decidir sobre o que acontecerá com seus órgãos após a morte. É fundamental que a pessoa manifeste à família seu desejo de ser um doador, pois somente os familiares podem dar essa autorização. 

A diretora assistencial do HG, Caroline Moura explica que é angustiante para as pessoas que estão na fila de espera aguardando a doação de órgãos. “Os pacientes que aguardam por um transplante muitas vezes enfrentam um grande sofrimento físico e emocional. A doação de órgãos oferece esperança a essas pessoas e suas famílias, aliviando o sofrimento causado pela doença. Nosso hospital é 90% SUS e a importância de cada captação feita é macro. Atendemos toda a população do Estado e município e, nos orgulhamos muito, por cada vida que na ocasião podem ser salvas por cada família que se sente sensibilizada e por cada órgão que captamos”, conclui Caroline. 

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE