Os quatro hospitais filantrópicos de Cuiabá retomaram os atendimentos de internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (FEHOSMT), Elisabeth Meurer, disse que o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez convocou uma reunião com os diretores dos hospitais e se comprometeu em fazer o pagamento das duas parcelas atrasadas, referente as competências de janeiro e fevereiro hoje. A parcela de março será paga no dia 30 deste mês.
"O secretário se comprometeu em regularizar os pagamentos dos próximos meses e devido a isso, os hospitais decidiram retomar as atividades em suas UTIs, a partir das 13h de hoje", declara Elizabeth.
Elizabeth relata que a garantia de normalidade no funcionamento das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) tornou-se possível depois da reunião com o secretário. " Todos os pacientes que necessitarem destas internações não terão mais problema com os atendimentos".
Hoje, os hospitais filantrópicos dão suporte ao Estado com a contratualização de 40 leitos de UTI Geral Adulto, 8 leitos de UTI Coronariana, 10 leitos de UTI Pediátrica e 45 leitos de UTI Neonatal. Desse número são um total de 103 leitos, ou seja mais de 80% disponibilizados a rede pública.
Conforme Só Notícias já informou, a suspensão dos atendimentos por parte do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na última sexta-feira. O motivo era o atraso no repasse de dinheiro do governo estadual. Desde janeiro deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde não faz os repasses dos valores complementares para a manutenção das UTIs. A dívida já chega a R$ 4,941 milhões.