Diversas homenagens serão feitas, em todo país, por um ano do acidente do vôo 1907 da Gol, em 29 de setembro do ano passado, em uma floresta ao lado da Fazenda Jarinã ( 250 km de Peixoto de Azevedo) no norte de Mato Grosso. Segundo a presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas, Angelita de Marchi, este será um momento para homenagear os entes queridos e relembrar toda a luta dos familiares por justiça. “Teremos diversas homenagens e faremos um evento oficial em Brasília, no dia 29, às 15h30, no Jardim Botânico. Nele vamos lembrar de todas as pessoas que nos ajudaram nesse um ano”, destaca.
A Aeronáutica, no mesmo dia, levará alguns familiares à Serra do Cachimbo, para sobrevoar o local. Na fazenda Jarinã dia 29, às 10h (de Brasília), será celebrada uma missa em homenagem as vítimas, organizada pelos funcionários e administradores.
Em Brasília, na homenagem oficial, haverá um culto ecumênico. Familiares colocarão uma placa em cada pé de Ipê, com o nome da vítima. “Em Brasília também faremos uma homenagem especial aos pilotos do Boeing, Décio Chaves Júnior e Thiago Jordão Cruso, com a entrega de uma placa à família de cada um deles”, diz a presidente. Também será realizada uma missa na Catedral, às 17h marcada por alguns familiares. Em Porto Alegre, familiares de Hugo Otto Beyer participarão de culto memorial, às 15h, na Igreja Metodista.
Familiares de Olga Macedo participarão de uma missa, às 17h, na Igreja do Colégio Dom Bosco, em Manaus. Já os familiares das oito vítimas de Pernambuco, participarão de uma missa em Recife, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 11h. Às 16h30, os familiares vão se reunir junto ao balcão da GOL, no Aeroporto dos Guararapes, com faixas e de um banner com fotos das vítimas, fazer a leitura de uma carta e um minuto de silêncio, às 17h, juntamente com todos os presentes.
No Rio de Janeiro uma missa será realizada na Igreja do Colégio Zaccaria, às 7h30, em homenagem a Frederick Michel. Familiares de Samantha Xavier participarão de uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, às 9h, em Salvador (BA).
Em Anápolis (GO), a missa será na Igreja Bom Jesus, no dia 28 de setembro. As familias de Tiago do Santos Eustáquio e demais vítimas da região de Goiânia realizarão uma no dia 29, às 18h, na Paróquia Sagrada Família.
Familiares de Campinas e região (SP) realizarão uma missa, às 19h, no próximo dia 27, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Para encerrar as homenagens, no dia 30 de setembro, em Brasília, às 9h30, haverá uma caminhada com a presença de familiares das vítimas. O local ainda não foi confirmado.