Sinop pára hoje em comemoração ao feriado municipal do padroeiro – Santo Antonio. O santo teve onome intitulado na primeira igreja construída em Sinop. Hoje a igreja está localizada no centro da cidade e reúne milhares de fiéis. Para comemorar a data a igreja vai celebrar uma missa especial, às 19:30 horas, celebrada pelo bispo Dom Gentil Delazari.
Neste final de semana também haverá a festa do padroeira. que começa na sexta-feira e segue até domingo. Este é o 30º ano em que a festa é realizada na cidade.
O feriado também veio em boa hora para os sinopenses, já que hoje acontece o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, às 15 horas. Muitos órgãos públicos estaduais e municipais, de outras cidades, paralisam as atividades à tarde, para assistir o jogo.
História de Santo Antônio
Conhecido popularmente como Santo Casamenteiro, pois muitos cristãos direcionam seus pedidos de enlace matrimonial a ele, Santo Antônio de Pádua, ou Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu no ano de 1.195, na cidade de Lisboa em Portugal.
Durante toda a sua vida passou por algumas lutas internas com sua família, pois seus pais queriam que ele se torna-se um militar, ao invés de um padre. Destacou-se pela sua pregação e evangelização. Foi um homem muito inteligente e começou na vida religiosa fazendo parte da Ordem Menor dos Franciscanos, onde conheceu pessoalmente São Francisco de Assis.
Santo Antonio faleceu em Arcella, Itália, no dia 13 de junho de 1.231, aos 36 anos de idade. Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232, dia de Pentecostes.