PUBLICIDADE

Helicóptero reforçará combate à criminalidade na fronteira de MT

PUBLICIDADE

A aquisição de um helicóptero para atender a fronteira de Mato Grosso, na divisa com a Bolívia, vai reforçar o combate à criminalidade na região Oeste. A informação foi reforçada pelo secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação Social, Eumar Novacki, nesta quarta-feira, durante reunião com seis prefeitos da região, vereadores e deputados estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira, prefeito do município de Jauru, liderou a comitiva que entregou um documento com as principais reivindicações dos seis municípios: Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Comodoro e Jauru. “O reforço do helicóptero vai ser muito bom, porque dá agilidade e vai fazer a diferença na região de fronteira”, comentou o presidente da AMM. 

O ponto principal de solicitação refere-se a estrutura do aparelho de Segurança Pública na região, como viaturas, incremento no efetivo e equipamentos. Após ouvir os relatos dos gestores, o secretário Eumar Novacki falou dos investimentos em Segurança Pública na região e no Estado. Entre eles o Programa Segurança Cidadã, feito há pouco mais de um mês, em que o governo anunciou investimentos em recursos humanos, logística, ações preventivas e ostensivas de combate à criminalidade, estrutura física, veículos e equipamentos. O orçamento da segurança em 2009 vai ultrapassar R$ 1 bilhão. “O governo do Estado desenvolveu uma série de medidas práticas nos últimos sete anos. Exemplo disso é que um terço da tropa atual foi incluída de 2003 para cá e cerca de 90% dela foi requalificada. A Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos”, destacou o chefe da Casa Civil.

Os prefeitos ficaram satisfeitos com a reunião. Segundo o secretário, os itens apontados no documento serão avaliados e apesar de todas as ações da Segurança Pública em andamento, irá junto ao secretário de Segurança Pública Diógenes Curado, verificar a situação na fronteira. “Investimentos na área de Segurança foram sempre crescentes e a determinação do governador Blairo Maggi é que as políticas de segurança sejam atuantes em todos os municípios de Mato Grosso e possam garantir a construção da paz, a tranquilidade e com isso garantir a qualidade de vida das pessoas que vivem nesse Estado”, frisou o secretário.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública informou ainda que as bases do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estão sendo reformadas e aguarda recursos do Governo Federal para concretizar a ampliação dos postos, que irá beneficiar inclusive as cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro. Os recursos da União fazem parte do projeto Polícia Especializada de Fronteira, que teve o Gefron como modelo por ser o único Estado a ter um grupo especial.

Participaram da reunião os prefeitos Newton Miotto (Pontes e Lacerda), Wagner Silveira (Vila Bela da Santíssima Trindade), Marcelo Berduschi (Comodoro), Jair Podavin (Conquista D’Oeste) e Valmir Moretto (Nova Lacerda).

Os deputados Antônio Azambuja, Wallace Guimarães e Mário Lúcio também acompanharam a discussão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE