
A mensagem é semelhante a que foi deixada após uma invasão no sistema da prefeitura de Quixadá (município cearense, localizado a 167 quilômetros de Fortaleza). Os ataques, que ocorreram em agosto deste ano, também foram assinados com a possível identificação do grupo “M75_JO”. Na ocasião, além de uma mensagem em árabe, os criminosos virtuais deixaram uma imagem da famosa máscara de Guy Fawkes, do filme “V de Vingança”, conhecida por representar protesto e desejo de derrubar um governo.
Só Notícias entrou em contato com as delegacias de General Carneiro e Poxoréu, que informaram que não há confirmação de registro de boletins de ocorrências relatando o problema.
Há poucos dias, hackers invadiram o link do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Polícia Militar de Mato Grosso. Uma imagem de um policial sorrindo ao lado de uma mulher negra segurando o filho estudante morto nos braços foi postada com um trecho da letra da música “Então gambé”, do grupo de rap “38 mil manos”. O ataque foi assinado por um grupo identificado como “Monsters Defacers”. Poucas horas depois o problema foi corrigido.
Em setembro, a prefeitura de Castanheira (774 quilômetros de Cuiabá) foi obrigada a suspender os serviços por uma semana, devido a uma invasão de hackers. Os criminosos exigiram 3 mil dólares para liberar o acesso, valor que não foi pago. Poucos dias depois, o sistema foi reestabelecido. Alguns dias antes, a prefeitura de Sorriso também foi alvo dos ataques. Na oportunidade, os criminosos virtuais pediram 10 mil dólares de “resgate” do banco de dados do Executivo. O ataque foi comunicado à polícia e uma equipe da prefeitura reestabeleceu o acesso.
A prefeitura de Várzea Grande também recebeu a visita de hackers, em julho. Algumas imagens pornográficas foram colocadas na capa, onde deveriam estar fotos sobre as reportagens produzidas pela equipe de assessoria. O problema foi detectado e rapidamente a página foi retirada do ar. De acordo com nota sobre o assunto, a equipe da Tecnologia de Informática (TI) do município adotou as providências necessárias e também encaminhou procedimentos internos para reforçar a segurança do site. Foi registrado ainda um boletim de ocorrência sobre o fato na delegacia da Polícia Civil.


