A invasão ocorreu ontem à noite, mas foi percebida esta manhã, por servidores do departamento financeiro da câmara de Nova Ubiratã (168 quilômetros de Sinop). O presidente do Legislativo, Heder Machado, informou, ao Só Notícias, que ainda não foram contabilizados os prejuízos. “A empresa que presta serviço nesta área ainda vai avaliar. Vamos registrar um boletim na delegacia de Polícia Civil ainda hoje”.
Segundo Heder, o sistema já havia sido invadido este ano. “A primeira vez foi em janeiro. Eles (hackers) fazem isso como forma de chantagem para obter vantagem financeira. Geralmente fazem próximo da data de pagamento”. Conforme o parlamentar, os salários dos servidores foram depositados no último dia 20. “Já tínhamos feito o pagamento”, adiantou.
Ainda este mês, durante o recesso de carnaval, hackers invadiram o sistema da prefeitura de Nova Ubiratã. De acordo com a assessoria, a ação criminosa comprometeu dados do setor de Recursos Humanos e prejudicou o pagamento dos servidores, que acabou atrasando.
A invasão foi percebida por um funcionário, ainda durante o recesso. Conforme a assessoria, o trabalhador tentou acessar informações do sistema e se deparou com um aviso em inglês. A mensagem alertava que todos os dados haviam sido criptografados e dava instruções para reaver os arquivos. “Você tem que pagar em bitcoins (espécie de moeda virtual) para descriptografar”.
Apesar do transtorno, a prefeitura não teve prejuízos financeiros com a invasão. A assessoria ainda informou que todos os arquivos haviam sido salvos previamente e não houve perdas. Na ocasião, um boletim de ocorrência também foi registrado. Em julho do ano passado, o mesmo sistema eletrônico da prefeitura foi invadido por hackers.