PUBLICIDADE

Guarda de Trânsito começa a recolher veículos abandonados nas ruas de Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Guarda Municipal de Trânsito (GM) deu início, nesta semana, ao recolhimento de veículos abandonados em vias públicas de Sorriso. A medida é prevista na lei municipal nº 3.207, de 29 de dezembro de 2021, sancionada no dia 4 de janeiro deste ano.

Antes de recolher os veículos, a prefeitura, via GM, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), notificou os proprietários, inclusive com aplicação de adesivo nos veículos.

De acordo com o coordenador da GM, Márcio Pires, do total de veículos notificados, 50% já foram recolhidos pelos próprios proprietários, restando para coleta 20 veículos. Deste montante, dois já saíram das ruas ontem (2 de junho): um caminhão e um ônibus.

O trabalho de recolhimento segue sendo feito gradativamente. “Além de uma questão estética, de manter a cidade organizada, retirar estes veículos, muitos já em condições sucateadas, é também uma preocupação com a saúde e com a segurança, visto que podem ser focos para a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, servir de esconderijo para pessoas mal intencionadas, ou mesmo atrapalhar o fluxo de veículos nas ruas”, pontua o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Para que os proprietários possam resgatar os veículos, é necessário efetuar o pagamento das despesas de transporte ao pátio e de outras taxas exigidas. Não será cobrada nenhuma multa pelo abandono do veículo, aplicando-se apenas a cobrança dos valores de transporte ao pátio e diárias pelo tempo de permanência do veículo no depósito municipal, ressalvados outros valores devidos aos órgãos municipais, estaduais e federais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

“É muito comum nestes casos débitos de IPVA e licenciamento e não há como o proprietário retirá-los sem o pagamento destes impostos”, comenta Pires.

No caso de o proprietário não resgatar o seu veículo dentro dos prazos estipulados, ele será levado a leilão, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da Resolução 623 do Contran de 6 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE