A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte inicia, amanhã, a fase de inscrições online (ou na sede da pasta) para o 3º “Desafio das Merendeiras”, que visa promover o talento, criatividade e incentivo aos manipuladores de alimentos nas escolas de ensino municipal e estadual, inovando nas formas de uso da alimentação escolar com a culinária regional e priorizando os gêneros oriundos da agricultura familiar. Toda a estrutura necessária será fornecida pelo executivo municipal.
Os interessados deverão encaminhar ficha de participação com a receita detalhada para ser analisada pela comissão avaliadora (composta por servidores da secretária, nutricionista e agente de desenvolvimento). Serão analisados os critérios de engenhosidade, originalidade e utilização variado dos produtos que compõem o modelo de agricultura utilizado.
A fonte proteica para elaboração dos pratos será obrigatoriamente de carne bovina (carne moída, acém e musculo) ou frango (peito, coxa e sobrecoxa).Também deveram ser utilizados no mínimo três itens da produção rural familiar como abacaxi, abobrinha verde, aface, banana da terra, banana maça , banana nanica, alface, cheiro verde, laranja e outros.
O resultado da análise técnica das receitas para atendimento às especificações da banca avaliadora deve ser divulgado a partir do dia 28. A segunda etapa, que consiste no desafio prático para execução das melhores receitas ocorrerá dia 24 de agosto, na Feira Legal, localizada na Praça da Cultura, a partir das 18h.