O caramujo Africano Gigante a tempo vem preocupando seriamente as autoridades de saúde na região e no Brasil. Em Guarantã do Norte a prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de agricultura e Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Saúde com a parceria da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER e comunidade estão desenvolvendo uma grande campanha em toda a rede de ensino para combater a praga.
Em cada sala de aula, várias autoridades no assunto realizaram palestras sobre a proliferação do caramujo, as doenças que ele pode causar e como proceder para combater a praga. Uma das formas mais eficazes até o momento é a coleta do caramujo para ser incinerado.
O secretário municipal de agricultura e Meio Ambiente, Camilo Gemelli disse que a campanha do ano passado teve resultado positivo, por isso esse ano a campanha nas escolas será mais eficaz. Informou ainda que o caramujo ainda não atingiu a zona rural, mesmo assim a campanha vai acontecer no interior, visto que a prevenção é a melhor solução, enfatizou o secretário.
O chefe da EMPAER unidade de Guarantã do Norte, Eduardo Nakagawa, abordou de forma positiva a receptividade da comunidade escolar com a campanha, disse que, quanto mais informar a comunidade sobre o caramujo africano melhor serão os resultados.