O município de Guarantã do Norte através da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente estará iniciando um trabalho de re-povoamento dos rios.
Durante a realização da etapa do campeonato estadual da pesca esportiva estarão sendo lançados no local 20 mil alevinos de diversas espécies. Junto com esta ação a secretaria iniciará um processo de conscientização para que a população contribua no sentido da manutenção do repovoamento dos rios bem como a educação para a pesca.
O objetivo é devolver ao rio os pescados de pequena dimensão, e só abater o pescado para alimentação própria sem que haja a comercialização indiscriminada de peixes. Também neste evento a secretaria estará fortalecendo as ações de reflorestamento e fazendo um trabalho de conscientização de toda sociedade neste sentido.
Mudas de diversas espécies da região estarão em exposição e também algumas partes do local estarão sendo reflorestadas. Trilhas para caminhadas com crianças estão sendo preparadas com o objetivo de mostrar e dialogar sobra a importância da floresta e da preservação da natureza. Os trabalhos neste sentido estão a todo vapor e envolve todas as secretarias municipais.
O prefeito José Humberto quer que este evento seja realizado com o mesmo sucesso que todos os demais obtiveram e para tanto determinou que todas as secretarias se envolvam e dêem sua contribuição para que o evento seja o marco inicial de uma seqüência de ações que serão realizadas em favor do turismo e para o desenvolvimento do município. A décima etapa do terceiro campeonato de pesca do Mato Grosso será realizada em Guarantã do Norte nos dias 14, 15 e 16 de julho.