PUBLICIDADE

Grupos de dança se apresentarão em instituições filantrópicas da capital

PUBLICIDADE

Os grupos de danças participantes do IV Encontro Nacional Universitário de Danças Populares (Enudp) vão realizar apresentações solidárias em três instituições filantrópicas de Cuiabá nesta semana. As ações fazem parte da programação do encontro, que começa nesta terça-feira (27).

Do Ceará e de Minas Gerais os grupos Oré Anacã e Rosários, respectivamente, se apresentarão no Abrigo Senhor Bom Jesus de Cuiabá, na quarta-feira (28.10). Na quinta-feira (29.10) será a vez do Grupo Tchê (Rio Grande do Sul) e novamente o Oré Anacã se apresentarem na Apae de Cuiabá. Já na sexta-feira (30.10), a apresentação solidária ficará por conta dos grupos Rosários e Tchê na AACC Cuiabá. Todas as apresentações acontecem às 15h.

Essas apresentações solidárias foram inspiradas em experiência vivenciada pelo Grupo Flor Ribeirinha, organizador do evento, durante viagem à Itália. O grupo mato-grossense se apresentou para instituições naquela oportunidade e, segundo os integrantes do grupo, foi uma experiência muito marcante que emociona não só quem está assistindo, mas aqueles que estão dançando. É uma forma de levar arte e cultura e alegrar muitos corações.

O Enudp seguirá até o dia 31 e ocorrerá em dois períodos (matutino e noturno), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), integrando as comemorações de 45 anos da instituição acadêmica de ensino. A abertura será na terça-feira (27) com o espetáculo Nandaia, do Grupo Flor Ribeirinha, com participação do Ópera Ballet e da Cia. de Teatro Cena Onze.

Na quarta-feira (28) quem se apresenta é o Grupo Tchê, trazendo o espetáculo Sul da América do Sul. Já na quinta-feira (29.10) o grupo de Minas Gerais, Rosários, apresentará o espetáculo Festança e, na sexta-feira (30), o grupo cearense Oré Anacã vai trazer a apresentação Entre Penas e Contas. Todas as apresentações começarão às 19h30.

O encontro é uma parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel). Os ingressos são vendidos a R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) e já estão disponíveis na bilheteria do Teatro da UFMT, no guichê do Ingressos MT, no Shopping Três Américas e também pelo site www.guicheweb.com.br .

Durante as manhãs serão oferecidas oficinas pelos grupos visitantes, a partir das 8h30, no Teatro da UFMT, para aqueles que fizeram inscrições previamente. A oficina realizada pelo Grupo Flor Ribeirinha será no sábado, às 15h, no Centro Cultural São Gonçalo Beira Rio. Já o Thcá cô bolo científico será um momento de apresentações de pesquisa que cada grupo realiza dentro das universidades. Eles vão contar a sua experiência no aspecto artístico e das pesquisas no campo acadêmico. Será realizado um café da manhã, palestras, mesa redonda e apresentação de banners, no Centro Cultural da UFMT, às 8h de sábado.

E para encerrar esse grande encontro, o grupo residente mato-grossense fará a Festa de Todos os Santos, encerrando a programação no sábado, às 19h, no Quintal da Domingas, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. Esta será mais uma oportunidade de interação entre a nossa cultura e a de todas as regiões do Brasil. Na oportunidade serão promovidos todos os rituais de uma festa tipicamente cuiabana, com levantamento de mastro, apresentações de siriri e o grande baile. Os grupos vão poder conferir como acontece uma festa de santo em Cuiabá por meio de um grande intercâmbio da cultura popular, que é grande objetivo desse evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: morre jovem ferido em acidente hoje entre moto e carreta

A Polícia Civil informou, ao Só Notícias, que Willian...

Sepultamento de estudante que se afogou em rio no Nortão é esta tarde

O sepultamento da estudante, de 15 anos, ocorre esta...

Sinop terá ‘peregrinação diocesana das famílias’ no domingo com missa jubilar

A Igreja Católica de Sinop fará a “peregrinação diocesena...

Alta Floresta reforçará manutenção de travessias para a ‘ vida selvagem’

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em...
PUBLICIDADE