Estudantes do ensino médio Integrado e do superior do IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva intensificaram os ensaios para apresentar a peça autoral “Pão Velho”, no Festival Satyrianas, que ocorrerá entre os próximos dias 20 e 22, na Praça Roosevelt, em São Paulo.
A animação para viver de perto um dos maiores festivais de arte da América Latina é compartilhada entre atores, atrizes e membros do grupo. Isso porque o festival tem participação de mais de 5 mil artistas e atinge um público de 50 mil pessoas durante as 78 horas de programação ininterrupta.
Apaixonada por teatro, Marta Luiza Santos é a professora do Projeto de Extensão Ser Cena, coordenado por Mônica Spinelli. Marta divide a rotina entre as atividades do cargo de técnica em laboratório de Química no Campus Octayde e as aulas do grupo teatral. A história nos palcos começou ainda na adolescência, em Alta Floresta, e seguiu até a formação no curso superior da MT Escola de Teatro, com ênfase em “Atuação”.
O Grupo Ser Cena foi criado em 2022, é coordenado pela professora Mônica Spinelli e tem como professora de Atuação a servidora e artista Marta Luiza Santos. Estudantes e a equipe do projeto de Extensão ensaiam e criam as peças na Sala de Danças do Campus Octayde. As duas turmas são divididas entre os períodos matutino e vespertino para contemplar os horários dos estudantes do Ensino Médio.
O grupo já coleciona diversos prêmios até o mês de outubro: venceu na categoria de Melhor Esquete com a peça “Pão Velho”, na 2ª Edição da “Livraiada” Feira Literária, realizada em junho na Casa Cuiabana. Marta explica que a peça foi inspirada no poema “Genocíndio”, de Emannuel Marinho, e apresentada pela primeira vez em um evento no Campus Octayde. “Traz aspectos da desigualdade social no Brasil e a questão da fome como elemento de guerra. Os atores e atrizes cantam em cena.”
Além dessa, que foi escolhida para compor a programação do Festival Satyrianas, o grupo criou mais duas peças que foram premiadas nas etapas municipal e estadual do 20° Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran), promovido pela Polícia Rodoviária Federal e Detran. As peças “A Vida é Um Presente” e “Sua Escolha Faz a Diferença” foram pensadas para o festival, por conta da temática, e finalizadas em um mês e meio para competir nas etapas.
“‘A Vida é um Presente’ foi premiada nas etapas municipal e estadual como melhor peça e melhor direção. Também ganhamos os prêmios de melhor figurino, melhor dramaturgia, e melhor ator para o nosso estudante Richard Freitas. Ainda conquistamos o terceiro lugar como melhor peça para ‘Sua Escolha Faz a Diferença’”, explica Marta.
“Nós somos estudantes. Ninguém aqui ainda é profissional, a não ser a nossa professora Marta, e queremos mostrar a nossa arte e o que temos a oferecer. Esta oportunidade de levar a nossa arte é importante para dar mais visibilidade. Nós fazemos parte de uma nova geração de artistas de Mato Grosso”, disse o estudante João Gabriel Salustiano, do Curso Técnico em Eletrotécnica.
A aula de teatro é gratuita e oferecida na própria escola,
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



