PUBLICIDADE

Grupo teatral do IFMT fará estreia no maior festival de arte da América Latina

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

Estudantes do ensino médio Integrado e do superior do IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva intensificaram os ensaios para apresentar a peça autoral “Pão Velho”, no Festival Satyrianas, que ocorrerá entre os próximos dias 20 e 22, na Praça Roosevelt, em São Paulo.

A animação para viver de perto um dos maiores festivais de arte da América Latina é compartilhada entre atores, atrizes e membros do grupo. Isso porque o festival tem participação de mais de 5 mil artistas e atinge um público de 50 mil pessoas durante as 78 horas de programação ininterrupta.

Apaixonada por teatro, Marta Luiza Santos é a professora do Projeto de Extensão Ser Cena, coordenado por Mônica Spinelli. Marta divide a rotina entre as atividades do cargo de técnica em laboratório de Química no Campus Octayde e as aulas do grupo teatral. A história nos palcos começou ainda na adolescência, em Alta Floresta, e seguiu até a formação no curso superior da MT Escola de Teatro, com ênfase em “Atuação”. 

O Grupo Ser Cena foi criado em 2022, é coordenado pela professora Mônica Spinelli e tem como professora de Atuação a servidora e artista Marta Luiza Santos. Estudantes e a equipe do projeto de Extensão ensaiam e criam as peças na Sala de Danças do Campus Octayde. As duas turmas são divididas entre os períodos matutino e vespertino para contemplar os horários dos estudantes do Ensino Médio.

O grupo já coleciona diversos prêmios até o mês de outubro: venceu na categoria de Melhor Esquete com a peça “Pão Velho”, na 2ª Edição da “Livraiada” Feira Literária, realizada em junho na Casa Cuiabana. Marta explica que a peça foi inspirada no poema “Genocíndio”, de Emannuel Marinho, e apresentada pela primeira vez em um evento no Campus Octayde. “Traz aspectos da desigualdade social no Brasil e a questão da fome como elemento de guerra. Os atores e atrizes cantam em cena.”

Além dessa, que foi escolhida para compor a programação do Festival Satyrianas, o grupo criou mais duas peças que foram premiadas nas etapas municipal e estadual do 20° Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran), promovido pela Polícia Rodoviária Federal e Detran. As peças “A Vida é Um Presente” e “Sua Escolha Faz a Diferença” foram pensadas para o festival, por conta da temática, e finalizadas em um mês e meio para competir nas etapas.

“‘A Vida é um Presente’ foi premiada nas etapas municipal e estadual como melhor peça e melhor direção. Também ganhamos os prêmios de melhor figurino, melhor dramaturgia, e melhor ator para o nosso estudante Richard Freitas. Ainda conquistamos o terceiro lugar como melhor peça para ‘Sua Escolha Faz a Diferença’”, explica Marta.

“Nós somos estudantes. Ninguém aqui ainda é profissional, a não ser a nossa professora Marta, e queremos mostrar a nossa arte e o que temos a oferecer. Esta oportunidade de levar a nossa arte é importante para dar mais visibilidade. Nós fazemos parte de uma nova geração de artistas de Mato Grosso”, disse o estudante João Gabriel Salustiano, do Curso Técnico em Eletrotécnica.

A aula de teatro é gratuita e oferecida na própria escola,

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc lança concurso “Desafio Estudante Influencer” em MT com premiações

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Réu é condenado a 16 anos de cadeia por assassinato em Sorriso

O tribunal do júri da Comarca de Sorriso condenou,...

Motorista perde o controle e carro colide com árvore em Nova Mutum

O acidente de trânsito envolvendo um Jeep Compass branco...
PUBLICIDADE