PUBLICIDADE

Grupo de trabalho fará auditoria em unidades de conservação do Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) criou um grupo de trabalho para realizar auditoria e validação da base de dados das unidades de conservação estaduais e municipais. O coordenador das Unidades de Conservação da Sema, Élder Monteiro explica que trata-se de um trabalho corriqueiro que visa uniformizar os dados. Mato Grosso possui hoje 42 UCs estaduais e cerca de 50 UCs municipais.

O trabalho servirá para outros dois fins: primeiro para validação dos perímetros destas áreas para o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico e também para a utlização no cálculo do índice do ICMS Ecológico. O estudo também será realizado com as UCs municipais, uma vez que os municípios não possuem tecnologia e nem recurso humano para este trabalho.

Monteiro ressalta ainda que algumas UCs foram criadas há muito tempo, como é o caso do Parque Estadual das Águas Quentes e no decreto de criação não havia o memorial descritivo, que identifica os polígonos, desde onde o Parque começa até onde termina. Na época não havia a tecnologia do GPS Geodésico, por exemplo, e agora será feita a certificação do memorial fornecido pelo Intermat.

Ainda no caso das leis mais antigas, os memoriais foram feitos com base em mapas e não houve estudo em campo. “Com o GPS Geodésico podemos hoje certificar estas áreas com precisão maior do perímetro”, acrescenta Monteiro, lembrando que muitas destas áreas já foram georeferenciadas

O coordenador das Unidades de Conservação destaca ainda que já foi solicitado ao Ibama o encaminhamento dos perímetros das áreas federais com a certificação.

Esta certificação das unidades de conservação são indispensáveis também para os processos de licenciamento de áreas ou empreendimentos localizados no entorno das unidades.

O grupo de trabalho foi criado por meio da portaria 26, de 25 de fevereiro de 2008, e terá 60 dias para realizar as ações. É composto por cinco membros , especialistas em geoprocessamento, sendo Henrique Sergio Dorileu de Paula, da Superintendência de Gestão Florestal da Sema; Alexandre Milaré Batistella, Normandes Matos da Silva e Olga Patrícia Krummer da Superintendência de Biodiversidade e Djalma Costa Júnior, da Tecnomapas.

O grupo vai validar os polígonos redefinidos pela empresa Tecnomapas, com base na legislação que criou ou alterou os limites das UCs estaduais e municipais; encaminhar os polígonos validados à Coordenadoria de Geoprocessamento (COGEO) para serem inseridos na base do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental de Mato Grosso (SIMLAM); identificar os possíveis erros dos perímetros constantes nos memoriais descritivos das UCs municipais e estaduais, contidos na legislação vigente e elaborar e encaminhar, quando necessário, as minutas de alterações das Leis e/ou Decretos de criação de UCs com inconsistência nos dados dos memoriais descritivos, para os órgãos estaduais e municipais competentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE