O grupo Flor Ribeirinha realizou apresentação da típica dança mato-grossense siriri e rasqueado na famosa avenida Times Square, em Nova York. O grupo participou da exposição “Visit Brazil Gallery”, que teve como tema “Bioma Pantanal – Tempo e Águas”, entre os dias 29 de outubro a 2 de novembro. Com parceria dos governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o evento foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo em conjunto com Sebrae Nacional.
Avinner Silva, diretor do grupo, ressaltou a importância do momento, não só para a equipe, mas para toda a cultura cuiabana e pantaneira. “Este é um momento muito especial na trajetória de mais de 30 anos do grupo Flor Ribeirinha. Diretamente de Cuiabá, Mato Grosso, aqui em Nova York, mostrando a beleza e força da nossa cultura popular. Nosso agradecimento a Vovó Domingas, nossa mestra da cultura e inspiração maior, pois sem ela nada seria possível. Também nosso agradecimento à secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do secretário César Miranda, vocês fazem parte dessa história.”
Nascida na comunidade ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, mestra da cultura popular, Domingas Leonor da Silva, 71 anos, é fundadora do grupo Flor Ribeirinha, e doutora Honóris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o Pantanal é retrato da alma do Brasil. “Diverso, acolhedor e com uma mensagem muito importante de preservação da natureza. No ano em que estamos no centro desse debate sediando a COP 30, levar essa experiência a Nova York é mostrar ao mundo que o turismo brasileiro é, acima de tudo, um ato de preservação e de conexão entre pessoas e culturas. Cada imagem, sabor e som apresentados na Galeria traduzem o que temos de mais precioso: a capacidade de emocionar, inspirar e transformar por meio da nossa autenticidade. O Brasil não é apenas um destino. É uma sensação que transforma quem visita e quem vive nele.”
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


