PUBLICIDADE

Greve na Polícia Federal completa 49 dias

PUBLICIDADE

A greve dos agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal está completando, hoje, 49 dias sem previsão de acordo com o governo. A categoria foi uma das poucas que não aceitaram o reajuste de 15% (dividido em 3 parcelas) proposto pela presidente Dilma Rousseff. Segundo um dos diretores do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso, Júlio César Andrade Vieira, o acordo não foi fechado porque o aumento não corresponde às reivindicações dos grevistas.

"Uma lei determina a exigência de ensino superior para exercer a atividade, mas continuamos recebendo salário de ensino médio. O que queremos é a reestruturação da carreira", argumentou Vieira. Ele afirma que estão mantendo cerca de 30% dos cerca de 200 policiais do Estado trabalhando para garantir a prestação de serviços à população.

Os grevistas estarão reunidos em Brasília durante a semana para definir novos rumos do movimento já que uma liminar do STJ impôs limites à greve dos policiais federais. De acordo com a liminar, portos e aeroportos devem manter 100% de suas atividades de plantão, pela essencialidade do controle de imigração e emigração, bem como para o atendimento das demandas da Justiça Eleitoral no primeiro e segundo turno das eleições.

A liminar do STJ também determina a manutenção de 70% do serviço nas atividades da Polícia Judiciária, de inteligência e em unidades de fronteira; 50% nas funções de Polícia Administrativa; e 30% nas tarefas residuais. Caso os percentuais mínimos não sejam cumpridos, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) está sujeita a multa diária de R$ 100 mil. "Vamos definir durante a semana se as determinações serão acatadas ou se vamos entrar com algum tipo de recurso", disse Vieira. Para chamar a atenção da sociedade, os policias de Mato Grosso distribuirão cestas básicas para uma instituição social. A distribuição ocorre na quinta ou sexta desta semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste...

Artesanatos produzidos em MT são expostos em maior feira da América Latina

Com uma diversidade de técnicas, materiais e identidades culturais,...

Bombeiros localizam corpos de dois homens e uma criança que se afogaram em rio no MT

Militares dos bombeiros encontraram, ontem, os corpos de Lucas...

Piloto de motocross que sofreu queda morre após uma semana internado em Sorriso

O piloto Welliton Dias da Silva, conhecido como 'Branco'...
PUBLICIDADE