PUBLICIDADE

Greve do Incra atrasa liberação de recursos para pequenos produtores em Sinop

PUBLICIDADE

A greve no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deve atrasar a liberação dos créditos do Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf A- para as cerca de 170 famílias da Gleba Mercedes V (80km de Sinop), aptas a receberem os recursos, destinados principalmente para a infra-estrutura e atividades que proporcionem subsistência e geração de renda.

Os projetos foram concluídos recentemente e, segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) regional de Sinop, foram encaminhados para o Incra em Diamantino, onde serão analisados. Devido a paralisação, não há previsão de quando haverá a liberação.

Após o receberem o dinheiro (teto é de R$ 16,5 mil) o assentado tem prazo de dez anos para quitar o empréstimo, com carência de outros cinco. Os juros chegam a aproximadamente 1,15% ao ano.

Pronaf é uma linha de crédito do Governo Federal que atende diferentes segmentos da agricultura familiar. Depois de ter acesso ao Pronaf A as famílias podem requer financiamentos do Pronaf A/C, que é para custeio, na ordem de 3 mil reais e a demais segmentos a exemplo do Pronaf B, C D e E. Dependendo da renda familiar o interessados pode pleitear recursos na ordem de até 36 mil para investimento e 28 mil para custeio.

A greve no instituto iniciou em maio e pelo país os grevistas reivindicam a contratação de cerca de 4 mil funcionários, aumento do salário-base e incorporação das gratificações – que representam 85% da remuneração – aos salários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE