
No último relatório de ações referente a maio enviado a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária que administra a rodovia informou no mês houve “as precipitações climáticas superaram as médias históricas (últimos 10 anos), o que afetou a produtividade das equipes de trabalho. Houve atividades em todos os 10 segmentos de duplicação e nas 9 praças de pedágio. Para o mês de junho espera-se diminuição das chuvas, para melhor resultado das produções”.
Em um breve resumo, destaco que as obras de ampliação de capacidade e melhorias foram iniciadas em julho de 2014 com o ataque a 6 trechos prioritários, somando 67,7 quilômetros de obras. Ao final de novembro e início de dezembro, foram iniciadas as atividades a mais 2 trechos, chegando-se a 78,9 quilômetros de duplicação. Em fevereiro deste ano iniciou-se o ataque ao nono trecho e em março ao décimo, perfazendo um total de 93 km de duplicação, que deverão ser executados até outubro.
A concessionária deve duplicar mais de 800 quilômetros da BR-163 em 5 anos. Previamente ao início da cobrança de pedágio, está previsto no contrato de concessão a duplicação de 10%. A rodovia cruza todo o Mato Grosso do Sul, desde a divisa com o Paraná, ao Sul, na cidade de Mundo Novo, até a divisa com Mato Grosso, ao Norte, na cidade de Sonora. Ela passa por 19 municípios, entre eles a capital, Campo Grande, e serve a mais de 1,3 milhão de habitantes. É fundamental na logística de transporte da agroindústria, do comércio e do turismo.


