O governo de Mato Grosso recebeu, da prefeitura de Tangará da Serra, a indicação de dez áreas destinadas à implantação do programa SER Família Habitação, na modalidade Entrada Facilitada. Os terrenos foram apresentados ao presidente da MT Participações e Projetos (MT Par), Wener Santos, ontem, na sede da prefeitura do município.
Nas áreas disponibilizadas, há a expectativa de construção de cerca de 2 mil unidades habitacionais em formato de apartamentos. O número representa um impacto positivo para a cidade, que vive um novo ciclo de desenvolvimento e ainda enfrenta um déficit habitacional significativo. Os terrenos serão avaliados pela Caixa Econômica Federal e, posteriormente, haverá a abertura de um chamamento público para as construtoras interessadas em executar o empreendimento.
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o programa SER Família Habitação oferece subsídio de até R$ 20 mil para dar entrada na casa própria e já está presente em 101 municípios mato-grossenses. Agora, ele será implantado também em Tangará da Serra. “O governador Mauro Mendes me autorizou a vir aqui em nome dessa parceria. Nesse programa, o governo entra com o subsídio, o município com o terreno, e grande parte dos beneficiados consegue adquirir um imóvel com parcelas inferiores ao valor do aluguel”, explicou Wener Santos.
Durante sua fala, Santos reforçou seu comprometimento com o desenvolvimento local. “Sempre me empenhei para melhorar a cidade, mas peço aqui que todos os envolvidos — vereadores, população e prefeitura — caminhem alinhados. Quando todos estão na mesma página, o resultado é consequência”, afirmou.
Para o prefeito Vander Masson, os projetos habitacionais anteriores não avançaram devido a entraves relacionados ao saneamento básico. “Tentamos fazer a parceria em outro momento, porém o Ministério Público fez exigências em relação ao saneamento da cidade. Agora, o processo de concessão está sendo avaliado pelo TCE e deve ter o edital publicado nos próximos 30 dias. Com este problema sanado, vamos retomar os projetos de habitação. Contudo, desta vez não queremos construir 300 moradias, queremos ampliar esse número para 2 mil unidades”, explicou o prefeito.
As áreas doadas pela Prefeitura de Tangará da Serra para o programa SER Família Habitação estão localizadas nos bairros Alto da Boa Vista, Morada do Sol, Valência, Barcelona, Buritis, Jardim Aeroporto, Jardim Califórnia, Cidade Progresso, Jardim Shangri-lá e Jardim Tarumã.