O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso realiza, na segunda-feira (3 de dezembro) às 17h30, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, formatura para comemorar o dia do patrono dos corpos de bombeiros do Brasil. Haverá atos de promoção de oficiais e praças, entrega de certificados de encerramento do projeto social Bombeiros do Futuro e recebe do governo do Estado, dez caminhonetes, para iniciar projeto de combate aos incêndios florestais.
Serão promovidos oito oficiais. No Quadro de Combatentes (QOCBM), ao posto de coronel por merecimento, o tenente-coronel Giovani Eggers e ao posto de tenente-coronel o major Vicente Manoel de Deus Neto. No Quadro de Oficiais Administrativos (QOABM), ao posto de major por merecimento, os capitães Edno Barbosa e José Carlos da Silva Costa; ao posto de capitão, os primeiros tenentes, Noel Gomes de Oliveira, José Salomão Bezerra, Raimundo Amâncio de Oliveira Filho e Joelcio Aires de Cerqueira.
Serão promovidos treze praças. No Quadro Especial de Praças Bombeiro Militar (QEPBM), ao posto de primeiro sargento por merecimento, o segundo sargento Romas Martins de Oliveira; ao posto de primeiro sargento por antiguidade, os seguintes segundos sargentos: Edno Francisco de Paula, Ubirajara Batista Serra, José Roberto Gonçalves de Lima, Nelson Nunes de Oliveira, Sérgio Rodrigues Barros, Oliveiros Ribeiro Gomes, Odil dos Reis, Ataídes José Nogueira, Wilson Dutra Pleffken, Helio Oliveira da Silva, Jacildo de Almeida Paes e Odiney Pedroso de Almeida.
Durante solenidade serão entregues pelo Governo de Mato Grosso, dez novas caminhonetes, para serem utilizadas no projeto Bombeiros Florestais. Os veículos que foram adquiridos na ordem de R$ 935 mil, servirão de apoio para a Base de Operações Aéreas e Terrestres localizada em Sinop (500 quilômetros de Cuiabá).
O valor de seis viaturas tipo L200 Triton, é o primeiro desembolso do Fundo Amazônia no projeto, que tem ainda a estruturação da Base de Operações no Norte de Mato Grosso e deve contemplar a aquisição de duas aeronaves air tractor, que se encontra em fase de licitação.
"A data em que comemoramos o dia do patrono dos corpos de bombeiros é muito significativa para as instituições do Brasil, todas elas comemoram e homenageiam o fundador da corporação dos homens do fogo. Nossa instituição procura avançar garantindo a constância dos equipamentos e o emprego do efetivo para que haja o equilíbrio em nossas operações, tenho a imensa satisfação em poder trazer qualidade no atendimento prestado e uma melhor condição de trabalho para os bombeiros", considera o comandante-geral, coronel Aderson Barbosa.