PUBLICIDADE

Governo promove adesão de prefeituras ao Programa Saúde na Escola

PUBLICIDADE

O governo do Estado se mobiliza em apoio ao Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, na intenção de somar esforços para fortalecer a atenção integral das crianças, adolescentes e jovens que estão na rede pública de ensino estadual e municipal.

De acordo com o governo, os municípios contarão com auxílio das Secretarias de Estado de Saúde, Educação e do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTIE) para adesão ao Programa e consolidação do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) a desempenharem a sua função estratégica no planejamento das ações do PSE.

A adesão ao programa teve início no dia 2 de maio e segue até 14 de junho. As regras novas e critérios foram redefinidos pela Portaria Interministerial nº 1055 de 25 de abril de 2017/MS que dispõe sobre o incentivo financeiro para o custeio das ações.

Até o momento vinte e cinco municípios já finalizaram o processo de adesão e outros doze municípios estão começando a aderir ao programa. Esses municípios representam um total de 71.632 estudantes, informou Milton Fleury, da coordenação de Promoção e Humanização da Saúde – COPHS que coordena o Programa Saúde na Escola no âmbito da secretaria de Estado de Saúde.

Entre os objetivos do Programa destaca-se a importância de se promover a saúde e a cultura da paz para reforçar a prevenção de agravos e fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação, e a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes. Dessa forma, todos são envolvidos para favorecer as ações para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento escolar.

Todas as equipes de saúde da Atenção Básica poderão ser vinculadas ao PSE e os secretários municipais de educação e saúde definirão as escolas a serem atendidas pelo programa.

O ciclo do PSE terá duração de 24 meses, com abertura para ajustes das informações e do Termo de Compromisso após 12 meses do início da respectiva vigência.

O incentivo financeiro de custeio às ações do Programa será repassado fundo a fundo, anualmente, em parcela única, por intermédio do MS no valor de R$ 5.676,00, para os municípios com 1 a 600 inscritos. Esse valor terá acréscimo de R$ 1.000 a cada intervalo entre 1 e 800 educandos inscritos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta carregada de adubo tomba e motorista morre em Mato Grosso

Um motorista, identificação ainda não confirmada, morreu após uma...

UFMT inaugura espaço para acolher vítimas de assédio

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de...

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

Apostador de Cotriguaçu (954 km de Cuiabá) acertou, ontem...

Corpo de motorista que morreu em acidente no Nortão é transladado para Goiás

O corpo do motorista Joberson de Jesus José Ferreira,...
PUBLICIDADE