O governador Silval Barbosa (PMDB) assinou, hoje, um documento no qual se compromete em cumprir todas as reivindicações dos agentes penitenciários. De acordo com o Sindicatos dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), em contrapartida as visitas de final de semana aos reeducandos serão mantidas.
Quanto ao reajuste salarial de 20%, retroativo ao ano passado, e 25% para este ano, o governo prometeu que em 60 dias, a partir de sábado (20) tudo estará solucionado. O piso salarial atual é de R$ 1,8 mil. O sindicato fará no sábado (20), às 14h, uma assembleia para apresentar as propostas para a categoria. Na ocasião, os agentes definirão se a greve será suspensa.
Segundo o presidente do sindicato, João Batista, no documento assinado pelo governador também ficaram estabelecidos prazos mais curtos para o cumprimento de cada item de reivindicação. A reunião foi realizada na Casa Civil e contou com a participação dos secretário chefe, Pedro Nadaf, os secretários de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Antônio Possas, e de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
Os servidores estão em greve desde o dia 5. Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial e a convocação de efetivo. Em Sinop, cerca de cinco agentes trabalham em regime de plantão durante a greve. A população carcerária do presídio Osvaldo Florentino, o “Ferrugem”, é de aproximadamente 700 pessoas.
O representante do Conselho Deliberativo Estadual dos agentes penitenciários, no município, Divino Carlos Diolindo Almeida, confirmou, hoje, ao Só Notícias, que as visitas permanecerão suspensas por motivo de segurança, já que o quadro de servidores está reduzido.