Oito aviões serão disponibilizados pelo Estado para o combate às queimadas em Mato Grosso. São sete aeronaves com capacidade para carregar cada um 1,5 mil litros de água e um maior que despeja três mil litros de água sobre as queimadas em mata fechada. Segundo o Governo do Estado, os aviões locados estarão prontas para o uso no dia 15 de julho, quando inicia o período proibitivo das queimadas.
As aeronaves serão utilizadas em regiões de difícil acesso, auxiliando e retardando o avanço do fogo enquanto a equipe terrestre não chegar ao local. Mato Grosso é o terceiro maior Estado do país com mais de 900 mil km². Pelos dados da Secretaria de Estado de Planejamento, pelo menos 62% deste território é composto por vegetação nativa, ou seja, são aproximadamente 558 mil km² passíveis de incêndios florestais. Isso excluindo as queimadas urbanas. Só para constar, esta área é maior que somados os territórios da Itália, Irlanda, Portugal, Dinamarca e Suíça.
Com esta dimensão continental, o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges Ferreira, explica que serão montados três pontos de apoio aéreo em Mato Grosso, um na Capital, outro em Sinop e o último em Água Boa. “Nós estamos montando bases próximas às áreas de mata e em regiões diferentes do Estado. Vamos dar mais agilidade nas operações do que manter as aeronaves em um único ponto”.
Serão três aviões em cada ponto, permitindo a ‘chuva” sobre cada queimada em um intervalo de cinco em cinco minutos, garante o tenente coronel. A equipe que irá formar o Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais está mapeando as pistas de aterrissagem e decolagem dentro de fazendas próximas a reservatórios, lagos e cursos de água, agilizando o reabastecimento das aeronaves independentemente de onde o fogo estiver.
“Nosso esquema de trabalho será baseado na constância contra as chamas. Enquanto um avião está sendo carregado com a água na pista de apoio, outro está no percurso até as chamas e outro despejando a água. Este ciclo deve ser rápido, permitindo que a cada cinco minutos um avião esteja sobre a queimada”, detalha Alessandro Borges. O período proibitivo das queimadas em Mato Grosso inicia no próximo dia 15 de julho, estendendo-se até 15 de setembro, prazo que pode ser prorrogado dependendo das condições climáticas. O Governo do Estado anunciou o investimento de R$ 4,5 milhões para o combate as queimadas em 2009.