PUBLICIDADE

Governo prepara pacote de ações no combate ao crime em MT

PUBLICIDADE

Um grande programa de investimentos será anunciado nos próximos dias pelo governador Blairo Maggi na área da Segurança Pública em Mato Grosso. Serão 1,5 mil novos veículos, sendo mil viaturas e 500 motocicletas; novos concursos públicos para pelo menos mil homens na PM e 500 na Polícia Cívil; mais um helicóptero (as forças já contam com duas aeronaves); novas viaturas para o Corpo de Bombeiros importadas da Alemanha a um custo de R$ 13 milhões; 400 novos soldados-bombeiros; maior poder ofensivo com armamento especial e de grosso calibre; cursos de treinamento e capacitação, inclusive no exterior; novos sistemas de vigilância em ruas e avenidas e maior interiorização de ações para os municípios.

A Gazeta teve acesso a parte do planejamento estratégico que está sendo implementado pelo secretário Diógenes Curado, e conta com a coordenação do secretário chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, além de outros secretários.

As medidas estão sendo analisadas há pelo menos 60 dias por determinação do próprio governador Blairo Maggi, que assimilou como parâmetro, o reforço aplicado na Operação Final de Ano, nos municípios pólos e que resultaram numa drástica redução dos índices de criminalidade com sensível percepção em grandes centros como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Barra do Garças entre outros municípios.

O secretário Diógenes Curado e o comandante da Polícia Militar, Cel. Campos Filho, solicitaram reuniões semanais com o secretário chefe da Casa Civil, Eumar Novacki para que decisões a serem adotadas tenham mais celeridade e maior aplicabilidade, além de definirem que os municípios pólos terão que instalar Gabinetes de Gestão Integradas (GGIs) que envolvem o Estado através das Forças Policiais e mais as Secretarias de Educação; de Trabalho, Emprego e Cidadania e Esporte e Lazer.

Os gabinetes terão ainda a participação do Exército, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Defesa Civil entre outras entidades que formarão uma rede de proteção e atenção para não permitir que a criminalidade se alastre.

Antes de anunciar as medidas, o governador Blairo Maggi deverá se reunir com a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público no intuito de se definir pessoas chaves que seriam responsáveis por dar respostas rápidas as ações que necessitam ser colocadas em prática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE